quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Entrevista

Muito bem pessoal, a data foi marcada. Devo embarcar no Navio Mistral da empresa Iberojet (Espanhola) para exercer a funcao de bar assistant neste dia 19/10/08.
A preparacao foi longa e espendiosa, tive que correr atraz de documentos pendentes como certificado de reservista que eu ainda nao tinha (acredita?), declaracao de nada consta perante a justica eleitoral e um nada consta criminal, passaporte que tive que viajar duaz vezes ate cruzeiro, ja que na cidade em que estava nao tem Policia Federal, tive que tomar vacina de tetano e de febre amarela e depois, retirar uma carteira de vacinacao Internacional na ANVISA atestanto que eu havia ja tomado a de febre amarela. Tive que ir a Santos (10 hrs de viajem de Itajuba) 4 vezes, onde tive que ficar em hotel, pagos do meu bolso (investimento). Na primeira fui responder a um email me pre aprovando para uma entrevista na Infinity (recrutadora para trabalhar em navios de cruzeiro - infinitybrazil.com.br) o email me dizia...esteja em santos amanha as 8 da manha para entrevista com representante de nossa empresa. Tive algumas horas para correr atraz de curriculo atualizado em ingles, juntar todos os meus documentos e organizar minha casa para parir em algumas horas. Chegando la fiquei no hotel Caicara cuja diaria era de 100 reais, bem salgado, fui entrevistado por Sheila, uma das diretoras da empresa, super gente boa. A entrevista foi toda em ingles e como eu estava pleiteando uma posicao no bar ela me pediu algumas receitas internacionais, nao so os ingredientes como as medidas exatas e metodo de feitura, eu diria que acertei 50% dos drinks que ela me perguntou (black russian, negroni, sex on the beach e screewdriver). Fui aprovado para a proxima etapa que concistia em um curso dentro da propria infinity chamado de Vida a Bordo. O curso levava o dia todo e visava atunuar nossas falsas expectativas em relacao ao trabalho. Assustador. O professor dizia ja ter feito 5 contratos como waiter (garcon) e nos contou todos os tipos de horrores a que iremos passar. Entre eles, ser mal tratado por funcionarios de outras nacionalidades que ja n ao vao muito com a cara de brasileiros, se defender de diversas mafias e as sacanagens que elas aprontam para lhe prejudicar (mafia da cozinha, dos filipinos, etc), interminaveis horas de trabalho pesado em um padrao 5 estrelas de atendimento (meida de 13 horas de trabalho por dia), varias horas de repetitivos treinamentos de sobrevivencia e manejamento de multidoes, etc, o tamanho minimo de sua cabine e a necessidade de se adaptar ao seu companheiro de cabine, que dificilmente sera seu conhecido e muito menos seu camarada, o longo tempo de confinamento (meu caso, contrato de 8 meses), a comida que com certeza odiaremos, a agua que e des-salinizada e que com certeza tambem odiaremos, o esquema militar/prisao em que as coisas sao organizadas la dentro (cada falta lhe dao um aviso, warning, com 3 warnings vc desembarca, ou seja e despedido e te deixam no porto mais proximo, vc q se vire para voltar. Um atraso de 3 minutos gera um warning, ser pego com a cabine bagun cada, um warnig e por ai vai, ou seja vc tem q ser perfeito ou ta na rua, ou melhor, no porto). Nos disse poucas coisas boas, ate porque seu intuito era mesmo separar os fracos dos fortes, ou seja, filho de papai que ta achando que vai fazer turismo ja sai neste momento. Esse curso foi de um dia in teiro e nesta nao gastei com hospedagem mas tive que chegar, fazer o curso e ir embora no mesmo dia (cansativo).
Continua em breve