quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Entrevista

Muito bem pessoal, a data foi marcada. Devo embarcar no Navio Mistral da empresa Iberojet (Espanhola) para exercer a funcao de bar assistant neste dia 19/10/08.
A preparacao foi longa e espendiosa, tive que correr atraz de documentos pendentes como certificado de reservista que eu ainda nao tinha (acredita?), declaracao de nada consta perante a justica eleitoral e um nada consta criminal, passaporte que tive que viajar duaz vezes ate cruzeiro, ja que na cidade em que estava nao tem Policia Federal, tive que tomar vacina de tetano e de febre amarela e depois, retirar uma carteira de vacinacao Internacional na ANVISA atestanto que eu havia ja tomado a de febre amarela. Tive que ir a Santos (10 hrs de viajem de Itajuba) 4 vezes, onde tive que ficar em hotel, pagos do meu bolso (investimento). Na primeira fui responder a um email me pre aprovando para uma entrevista na Infinity (recrutadora para trabalhar em navios de cruzeiro - infinitybrazil.com.br) o email me dizia...esteja em santos amanha as 8 da manha para entrevista com representante de nossa empresa. Tive algumas horas para correr atraz de curriculo atualizado em ingles, juntar todos os meus documentos e organizar minha casa para parir em algumas horas. Chegando la fiquei no hotel Caicara cuja diaria era de 100 reais, bem salgado, fui entrevistado por Sheila, uma das diretoras da empresa, super gente boa. A entrevista foi toda em ingles e como eu estava pleiteando uma posicao no bar ela me pediu algumas receitas internacionais, nao so os ingredientes como as medidas exatas e metodo de feitura, eu diria que acertei 50% dos drinks que ela me perguntou (black russian, negroni, sex on the beach e screewdriver). Fui aprovado para a proxima etapa que concistia em um curso dentro da propria infinity chamado de Vida a Bordo. O curso levava o dia todo e visava atunuar nossas falsas expectativas em relacao ao trabalho. Assustador. O professor dizia ja ter feito 5 contratos como waiter (garcon) e nos contou todos os tipos de horrores a que iremos passar. Entre eles, ser mal tratado por funcionarios de outras nacionalidades que ja n ao vao muito com a cara de brasileiros, se defender de diversas mafias e as sacanagens que elas aprontam para lhe prejudicar (mafia da cozinha, dos filipinos, etc), interminaveis horas de trabalho pesado em um padrao 5 estrelas de atendimento (meida de 13 horas de trabalho por dia), varias horas de repetitivos treinamentos de sobrevivencia e manejamento de multidoes, etc, o tamanho minimo de sua cabine e a necessidade de se adaptar ao seu companheiro de cabine, que dificilmente sera seu conhecido e muito menos seu camarada, o longo tempo de confinamento (meu caso, contrato de 8 meses), a comida que com certeza odiaremos, a agua que e des-salinizada e que com certeza tambem odiaremos, o esquema militar/prisao em que as coisas sao organizadas la dentro (cada falta lhe dao um aviso, warning, com 3 warnings vc desembarca, ou seja e despedido e te deixam no porto mais proximo, vc q se vire para voltar. Um atraso de 3 minutos gera um warning, ser pego com a cabine bagun cada, um warnig e por ai vai, ou seja vc tem q ser perfeito ou ta na rua, ou melhor, no porto). Nos disse poucas coisas boas, ate porque seu intuito era mesmo separar os fracos dos fortes, ou seja, filho de papai que ta achando que vai fazer turismo ja sai neste momento. Esse curso foi de um dia in teiro e nesta nao gastei com hospedagem mas tive que chegar, fazer o curso e ir embora no mesmo dia (cansativo).
Continua em breve

9 comentários:

Anônimo disse...

Fala Muri, acredito que vc já tenha passado pela temporada de enjôo, não vejo a hora das atualizações. Espero que vc não tenha tomado nenhum warnings rsrsrsrs.
Um grande abraço e tudo de bom.

Fábio H. Reis

Anônimo disse...

Mauuuuu
Que saudadessssss....volta!!
bjão
Pablita

Unknown disse...

Maurício, me deliciei com a leitura do seu blog. Achei uma ótima idéias esse diário de bordo que nos manterá informados de suas atividades.Mil beijos e muito sucesso nessa empreitada. Sandra Asche

Unknown disse...

Grande primão!!saudades!!...tb adorei saber detalhes da sua nova empreitada, que com certeza tera muito sucesso!! Espero noticias da vinda ao Brasil, vou te encontrar em breve!!
Abração a Ci me chama...rs amanha entro com mais calma!!!
Abração

Unknown disse...

entrei no seu orkut.Se quiser mandar uma foto ou recado pra Lia,mande p/ e-mail ceg wdiniz@ceg.com.br compre máquina e mande fotos. Sua mãe está aqui, leu seu blog e está co saudades.o celular dela é 97207279.tente ligar qd puder.O meu é 98032832. se passar algum "perrengue" me ligue. email da lia é liamarapetroni@hotmail.com porém ela não tem computador. se precisar, mandenotícias pelo meu

Anônimo disse...

Parabéns pelo sucesso e pela conquista! Imagino a sua felicidade depois de tudo o que ralou. Mas valeu a pena, certo? Whatever doesn't kill you, makes you stronger!!! Continue firme, continue forte! No final vamos comemorar muito! (e você vai pagar a conta!!! rssrsrsrsrs)

Fabrow

Everton Ricardo disse...

quero trabalhar em um cruzeiro
o que tenho que fazer primeiro de tudo, procurar uma agencia que receba C.V. pra trabalhar em um cruzeiro, alguem sabe de agencias aqui na EUROPA? - Quero já sair embarcado des daqui da Europa...
precisa falar espanhol e ingles?
obrigado a todos... (vc pode me ajudar marujo?)
abraços
Everton

As loucas aventuras do marujo Acklas! disse...

nao funciona assim, axo q vc deve voltar para o brasil e comecar o processo de selecao por aqui mesmo. Em todo caso, procure no google por agencias recrutadoras ai em sua cidade. Tambem e possivel enviar cv direto para a cia maritima.

Eli Carlos Vieira disse...

Cara!!! Que louco este blog!
Cheguei nele pela postagem dos Jogo dos Assassinos!

Parabéns a quem criou isso!
Vou acompanhar as tuas aventuras!
Abração!